RELATÓRIO ANUAL DE OCORRÊNCIAS REALIZADAS PELA USB-43 (SAMU)

Publicado em 31/01/2019 às 14:15

RELATÓRIO ANUAL DE OCORRÊNCIAS REALIZADAS PELA USB-43 (SAMU)

O Município de Caturité está localizado na região semiárida do cariri paraibano a 162 km da capital do estado. Possui uma extensão territorial de 118,1 km² e faz limites com os município de Boqueirão, Queimadas, Campina Grande e Barra de Santana. No último censo demográfico, possuía uma população de 4.543 habitantes com uma densidade demográfica de 38,5 habitantes por km².O nosso município dispõe desde 2012 de uma ambulância da marca Renault modelo máster ano de fabricação 2010, a qual dá suporte ao nosso município apenas. Nossa ambulância e classificada como tipo B a qual se destina ao atendimento pré hospitalar com gravidada desconhecida e, que necessita de atendimento médico no local para a devida estabilização e posterior encaminhamento ao hospital de destino.

BREVE HISTÓRICO DO SAMU CATURITÉ

O serviço de atendimento móvel de urgência-SAMU-192, foi implantado no município de Caturité em janeiro de 2012 e, desde então vem prestando uma assistência reconhecidamente qualificada aos nossos munícipes. A implantação deste serviço em nosso município veio preencher uma lacuna existente no que tange ao atendimento a vitimas de acidentes ou mesmo clínico agudizados.

Desde a sua implantação, o SAMU de Caturité já salvou muitas vidas e, vem se tornando cada vez mais um serviço de saúde essencial para a população. Hoje contamos com 12 profissionais sendo 4 enfermeiros, 4 técnicos em enfermagem e 4 condutores socorristas que atuam diuturnamente prestando assistência aos que deste serviço precisarem.

Os dados representados, demonstram claramente a importante atuação deste serviço, bem como a necessidade de se consolidar como uma referência de qualidade e bom atendimento para a população.

Com este intuito, nossos profissionais atuam diuturnamente para oferecer aos nossos munícipes uma assistência qualificada e humanizada sempre que necessário for.

Além da atuação direta nas urgências e emergência, o SAMU de Caturité também desenvolve ações de educação permanente em escolas do município, no que tange as urgências e emergências domésticas e no ambiente escolar.

Na semana pedagógica do município, fomos convidados para ministrar para os professores uma aula de primeiros socorros na escola Antonio Trovão de Melo

Os assuntos abordados pela equipe foram:

- Engasgo em bebês;

- Engasgos em adultos;

- Convulsões;

- Desmaios

A gestão do nosso município na pessoa do prefeito Zé João, se mostra cada vez mais comprometida com a saúde de nosso município e, não tem medido esforços para manter e melhorar cada vez mais este serviço.

No mês de dezembro recebemos das mãos do prefeito uma nova ambulância para o SAMU a qual veio para melhorar ainda mais nosso serviço, promovendo um maior conforto para os pacientes bem como para os nossos profissionais.

São ações como estas que permitem oferecer aos nossos munícipes uma saúde cada vez mais qualificada.

José Gervásio da Cruz  -  Prefeito constitucional

Maria José da Silva  -  Secretária de Saúde